quinta-feira, 31 de outubro de 2013

TRICK OR TREAT

Pois bem. Diz que hoje é dia de Halloween.
Eu não sei bem o que isso é.
Na minha altura, há não muitos anos atrás… Não se ouvia falar de Halloween, dias das bruxas ou muito menos de tricó tri.
Aqui a je conhecia era o Pão por Deus, e a noite das almas.
Recebia-se uma prenda singela dos nossos pais e avós e a coisa estava feita. Assunto arrumado.
Ora umas cuequinhas, ora uns peúguinhos ou uma nota de 1000 escudos, mais coisa menos coisa.

Durante a noite, dizia a minha bisa, para não se abrir as portas e as janelas, pois à meia noite as almas iam vaguear à procura dos seus entes queridos. E eu lá me punha à janela ( mas com ela bem fechada, não fosse alguma alminha penada dar de caras comigo…) e ficava à espreita a ver se via alguma coisa.

No dia 1 era dia de visita ao cemitério, e as campas estavam todas arranjadas e cheias de flores e depois almoçávamos em família, sempre alguma comida especial em alma de alguém. E um brinde aos que já se foram e outro brinde aos que cá ficaram.

E eu era feliz.

Máscaras para mim ? Só no carnaval, e mesmo assim nunca fui muito fã. Preferia mesmo a batalha das limas e o baile do coliseu ( mas isso são outros quinhentos).

Hoje ? Hoje a conversa é outra.

O espírito americano do Halloween, está-se a querer infiltrar nas nossas crianças.
E as escolas ajudam. ( sim, tive que assinar uma autorização para o meu filho sair da escola e ir com os colegas da turma pedir doces ou travessuras ás casas em volta )

O Miguel queria ir de vampiro.
E levou-me a semana toda a querer ser vampiro. E acredito que ele nem sabe bem o que é um vampiro, pois cagado como ele é ( sai todo á sua mãe ) borrava-se todo.
Mas não se calava com os dentes…e eu como todas as mães que só querem ver os seus filhos felizes, lá lhe fiz a vontade.
Ontem a minha hora de almoço, foi toda á procura de uns dentes, e tive que improvisar a restante vestimenta, pois como deixei tudo para a véspera, todos os fatos nas lojas em PDL estavam esgotados ( pelo menos para rapazes e nas mais baratas ). Então, vesti-o com a roupa do Zorro ( usada no carnaval de 2012 ) pintei-lhe a cara de branco, umas olheiras , os lábios de vermelho com o sangue a pingar… e ele lá enfiou os dentes na boca. ( que por sinal ficavam enormes para a sua boca pequenina.

Ele ficou feliz da vida.
O mais pequeno sem perceber o que se passava também entrou na festa e vesti-o com um fato de treino vermelho e fui desencantar uma bandolete com cornos. Ficou um diabinho lindo. Aquela bandolete naqueles caracóis loiros…parecia uma menina autentica…mas pronto….outros 500.

E eu ? Eu dei por mim, feita totó a tirar fotografias aos meus diabretes.
A Entrar no espírito da coisa e a rir feita maluca com a alegria deles.

E ser mãe também é isso.
É passar a gostar de coisas que antes abominávamos só para ver um sorriso na cara das nossas crias.

2 comentários:

  1. E agora não ser feriado também ajuda porque os miúdos bateram á minha porta, de noite, mascarados e a pedir Pão por Deus...confusão!!!!

    ResponderEliminar