sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Beber para não esquecer


Lembram-se de eu vos ter dito que o meu marido era o melhor do mundo e arredores ?
Pois hoje não penso assim. Retiro os elogios a semelhante pessoa.
Hoje estive 2 por 3 para lhe dar um aperto no pescoço e dentadas no céu da boca.

Aquela pobre alma não tem emenda.
Pode ter muitas qualidades…mas o esquecimento dá cabo dele.
Sabem o Joao esquecido?  Aquela personagem da Rua Sésamo ? Pois bem, foi inspirada no meu marido.
Estou possessa ! Fula ! Já berrei, já chorei e agora estou a desabafar.

Então é assim !
Reza a história que em Junho de 2010, Je,  foi apanhada numa Operação Stop e não tinha fixado no vidro a vinheta do seguro.
O Seguro existia, mas na altura, as vinhetas eram mensais e por lapso não tinha sido colada ao vidro da viatura. Foi me informado que eu tinha 15 dias para apresentar a respectiva vinheta, e assim o fiz.
Na segunda feira seguinte, fui á esquadra da PSP mostrar o respectivo documento.
Como não me entregaram nenhum papel pensei que me tivesse livrado da multa, que eles tinham sido uns fixolas e patati patata. Ingenuidade minha.

Passado mais de 1 ano depois do ocorrido, num domingo de manhã, batem-me á porta. Um agente da PSP, a informar que tinha uma multa para pagar, que tinham enviado a multa com carta registada a casa, mas que a mesma nunca tinha sido levantada nos correios ( cabrões dos correios, pois como estão sempre a mudar de carteiro, nunca sabem onde fica a minha canada/casa ).
Posto isso, assinei a notificação, e ficamos com 1 mês para pagar a multa. Até aqui tudo bem.

Agora é que começa a dança.

Meu Excelentíssimo esposo, como tem mais facilidades em sair do serviço, e muito prestável como é, disse logo: Não te preocupes, eu trato disso. Eu burra, pois já sei bem o que a casa gasta, feita parvinha ingénua, acreditei.
Como sempre,  e como conheço a criatura, todos os dias perguntava : Já foste pagar a multa ? Não te esqueças ! Tens que tratar disso…. Vai dai, o homem como já não me podia ouvir, disse: "  Já paguei. Tá descansada " . E eu fiquei. Esqueci por completo o assunto.

Ontem, recebo uma carta do tribunal, a informar que tinha que lá ir, até dia 01 de Novembro, para tratar de um assunto do meu interesse.

Hoje, o senhor meu marido quis ir lá comigo, estupor, pois já devia estar a prever o que ia acontecer.

A tal multa, de 51.20 € que ele disse já ter pago, e que eu burra acreditei. Foi paga o TANAS…
O sacana, como já não me podia ouvir todos os dias a perguntar se já tinha pago a multa, mentiu-me. E Resultado ? Esqueceu-se mesmo !  Tem a porra dos papéis para pagar , guardados no fundo da secretaria do serviço. Que é como quem diz, longe da vista, longe do multibanco …

Agora a multa já vai em 500 euros, e mais as custas do tribunal, tenho 777, 59 € para pagar.
Ia morrendo ! Juro que estava capaz de o matar, mesmo ali á frente daquela gente toda do 1º, 2º  e 3º juízo.
Mas controlei-me. E simplesmente perguntei ? Não posso pagar em prestações ? Pois como pode ver , como esse valor, não é fácil pagar tudo de uma vez. Qual o meu espanto, quando o homem coitado me diz, que as regras mudaram a partir de Setembro e que já não é possível pagar em prestações. Se eu não o puder fazer, alguém do tribunal tem que ir a minha casa, ver o que tenho para ser penhorado. Provavelmente o carro.

A sério ! Não sei onde fui buscar tamanha força para não gritar com o meu marido ali, á frente daquela gente toda, pois pagar 777,59 € por burrice não tem desculpa.

A minha vontade, era logo a de me dirigir ao Registo civil e entrar com os papéis de divórcio. Mas quando pensei nos 250 euros que tinha que pagar só para dar entrada no processo, mudei de ideias.

A mim só me apetece chorar. Nem sei ao certo qual o motivo. Acho até que não é por causa do esquecimento dele, pois aos anos que o conheço já devia ter adivinhado. 
 Devia ter sido eu a tratar de tudo ou então, a ter pedido para ver o comprovativo de pagamento da multa.

Acho que é mesmo pela injustiça dessa vida.

Tanto ladrão, tanto assassíno, tanto drogado, tanto pedófilo nesse mundo, que só fazem merda, e a maior parte das vezes não têm nem metade do que aquilo que merecem.
Tanto político e canalhas que fogem ao fisco e que depois a divida lhes é absolvida pelo estado. E eu?  Nós?  Simples pessoas.  Que damos ao duro para receber o nosso ordenado no fim do mês, que pagamos sempre as nossas dividas e os nossos impostos ! Somos tratados dessa maneira ? Uma multa de 50 aumenta para 700 . Assim ? E ainda por cima não dão facilidades de pagamento ?
 Ou pagas tudo de uma vez em 15 dias ou ficas sem carro ? Que justiça é essa ? Como podem obrigar uma pessoa a pagar esse valor assim ? E como vão as pessoas viver o resto do mês ? E as nossas dividas ? E o comer para os nossos filhos ? Vamos viver do quê ? Isso não é justo ! Não estou a tirar a culpa do meu capote. Nada disso. E nem estou a falar só de mim. Pois vou ter que a pagar e apertar muito as contas nesse mês de Novembro, mas Graças a Deus não vou passar fome. Mas e quem não tem ? E quem ganha o ordenado mínimo ? E a Justiça ????

 É cega. Não haja duvidas.

1 comentário: