quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Estou a dar em doida...

Estou frustrada.
Estava cheia de espectativas com o Miguel no primeiro ano, pensando eu que ele ia gostar imenso e que se ia adaptar muito bem. Aliás só tinha ouvido elogios da professora da pré a dizer que o Miguel era muito inteligente, que se notava que era muito curioso e que gostava de saber as coisas e que ainda se ia ouvir falar muito nele.
De facto estou a ouvir falar muito dele, mas não no bom sentido.

Em 2 semanas de aulas, o corisco já trouxe 2 recados na caderneta. Um da professora titular e outro da professora de Inglês, a reportar que ele nunca se cala, que não respeita a professora e nem respeita as regras da sala. Acreditem que estou deprê. Estou triste, frustrada e sem saber o que fazer.
Já falei, já briguei, até à exaustão, já está de castigo ( nada de jogos de tablets e WII durante a semana e nada de desenhos animados durante esta semana ) um por cada recado. E mesmo assim ele não atina. Sinceramente já não sei o que fazer. Ele simplesmente não está motivado, só quer brincadeira e distrai-se muito facilmente. Quando está a fazer os TPC está sempre com o juízo no lua, sem prestar atenção ao que está a fazer, sempre a pensar em tudo menos nos deveres e sempre danado que termine. Quando termina os deveres e se quero treinar com ele mais qualquer coisa além disso , é um problema pois diz que já fez os trabalhos todos e que a professora não disse que era para fazer aquilo…. E quando começo com os meus “ discursos “ de mãe chata a resposta dele é “ quero lá saber “ e encolhe os ombros.

Estou desolada. Sinceramente não sei mais o que fazer. Fico tão triste com esse comportamento dele e nem quero sequer sonhar com o que a professora deve estar a pensar.
Que ele é malcriado, e que a culpa é dos pais. Mas não é. Juro. É dele. Eu esforço-me. Educo. Estou sempre a dizer como se deve fazer, que não se pode responder aos mais velhos, que deve ter respeito, eu brigo, castigo, já dei uma palmada na hora certa, mas mesmo assim ele não aprende. Será que vai ser sempre assim ?
É exasperante quando dizemos cala-te um pouco e ele diz “ Eu não quero “ e depois tu brigas e ele continua a responder a dizer que não está a responder ! É o jogo do braço de ferro a ver quem ganha, até que termina com ele a chorar porque me tira do sério.

Com muito pesar meu….não sei que fazer. Simples assim…. NÃO SEI….

1 comentário:

  1. Divagações Maria, a passagem da pré para o 1º ciclo não é fácil. As regras são diferentes, o espaço é diferente, a rotina é diferente. Subitamente, eles deixam de poder conversar, brincar, rir, aprender e passam a estar sentados numa cadeira, a concentrar toda a atenção numa só tarefa. Espera para ver como a coisa se desenvolvem durante mais umas semanas e jamais, sob pena alguma, vaciles com as regras e os castigos (é mesmo um braço de ferro, a ver se ele ganha ou não).

    Vai dando notícias se a coisa não se alterar :)

    ResponderEliminar