quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Voltando ao tema da escola...

Continuo deveras preocupada com o Miguel.
Acreditem que é coisa que me está a tirar o sono, ainda mais quando tenho outros pais igualmente preocupados com os seus filhos. Já não sei se a culpa é minha, se do Miguel ou da professora.
Sou consciente e apesar de ser uma mãe babada e de achar que o meu filho é o melhor do mundo e arredores, também sei que ele não é uma criança sossegada. Ele tem aquilo que costumamos chamar de bicho carpinteiro, pronto vá lá, ele tem mais do que um bicho dentro de si e com diversas profissões, e tem também um certo prazer em fazer mal.  Na escola é super distraído, ao ponto de muitas vezes não ouvir o que a professora manda fazer e faz os trabalhos todos a despachar, ficando tudo mal feito para poder olhar para o lado e conversar. Nota-se, ao olhar para o caderno da escola que ele sabe fazer as coisas, mas que não se esforça, mesmo sendo um caderno pautado ele consegue fazer as letras no espaço entre as 2 linhas, e por vezes as letras são todas do mesmo tamanho, não fazendo distinção da maiúscula e da minúscula, mas vê-se claramente que é falta de atenção, ele quer é falar e brincar.
À conta disso já recebeu os tais 2 recados na caderneta e está de castigo, dado pela professora onde está à mais de uma semana sem ir ao intervalo da manhã, ele e mais uns quantos. Eu não sou professora, não tenho formação na área, mas não sei…será esse um bom castigo para uma criança que gosta assim tanto de falar e brincar ? Mantê-lo fechado na sala de aula ? Não estará a aprisionar mais a fera ? E o que me fez saltar mais a tampa essa semana foi o facto da professora se ter excedido.  Ao chamar o Miguel ao quadro para fazer qualquer coisa, ele como estava distraído ( para não variar ) não ouviu o que a professora queria que ele fizesse e ela simplesmente passou-se, agarrou o Miguel pelo braço e sacudiu o miúdo enquanto lhe gritava com a cara colada à dele, claro que o miúdo começou a chorar ( atenção que nada disso me foi dito pelo meu filho, foi-me dito por uma colega da sala dele, que por acaso é filha de uma amiga minha, pois o meu filho não me conta nada, aquela boca não se abre para contar nada do que se passa na escola nem de bom nem de mau.) Aquele é dos tais em que se pode contar terceiro segredo de Fátima e ele não se bufa, diz sempre que não se lembra, nem se lembra do que almoça, vejam lá o secretismo.

Caramba, não será um pouco demais ? Sei que não deve ser fácil aguentar crianças o dia todo, sendo muitas delas crianças irrequietas e mexidas e distraídas e faladoras, mas porra, foi para isso que ela estudou ! Ela tem que saber dar a volta à situação, ainda mais quando são crianças que acabaram de sair da pré e que nem têm 1 mês de aulas ! Caramba ! Será apenas o facto de ser mãe ou acho mesmo que essa professora não regula bem dos pirolitos ? Nem vos passa pela cabeça a vontade que tenho de ir à escola e sacudi-la pelo braço também e dizer, oh minha velha da porra, não tens paciência para sofrer rapazes vai para a reforma. Meu Deus…que stress. O rapaz ainda vai ficar com medo de estudar.
Não sou a única mãe preocupada, a filha da minha amiga chora todos os dias à noite a dizer que não quer ir para a escola e até já fez xixi na sala de aula. Que exagero é esse ?
Sei que ele tem que mudar, e todos os dias antes de sair de casa faço o sermão do porta-te bem, não converses nas aulas, presta atenção à professora….mas aqui para nós acho que ele faz ouvidos de mercador. Não sei o que faça. Acho que ainda vou consultar um psicólogo para saber como lidar com isso. Como fazer que o meu filho se concentre nas aulas ? Mãe sofre. Bem diz minha mãe “ Filhos criados, trabalhos dobrados “

Sem comentários:

Enviar um comentário