segunda-feira, 16 de maio de 2011

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milages

São as maiores festividades religiosas dos Açores e atrevo-me a dizer de Portugal.
Realizam-se no quinto domingo após a Páscoa na ilha de São Miguel, concelho de Ponta Delgada.

O seu culto teve início no final do séc XVII com a fama dos milagres obtidos por intercessão do Senhor Santo Cristo, cuja imagem se venera no Convento de Nossa Senhora da Esperança.
A bênção do pão e da carne, distribuídos aos necessitados, marca o início das festividades.

A festa rege-se por duas procissões, que ainda hoje seguem itinerário idêntico.
No sábado, tem a procissão das promessas. É um giro relativamente curto,(  volta completa ao campo de São Francisco), mas que devido aos inúmeros fiéis torna-se muito morosa.
Existem fiéis, que para pagar as suas promessas, fazem este circuito descalços, de joelhos e ainda carregam enormes cirios.


No domingo, a procissão, percorre grande parte da cidade de Ponta Delgada. Incorporando-se dezenas de milhares de fiéis vindos de todas as ilhas dos Açores, das comunidades açorianas espalhadas pelo mundo e de outros destinos.
Tendo a peculiaridade de ser dividida por género.
A procissão tem a sua ordem correcta de saída, onde se misturam :
 fiéis,  estudantes com as suas capas, entidades governamentais,  futebolísticas e religiosas, os homens das Opas, as bandas filarmónicas, os escuteiros, as promessas só de mulheres( geralmente vestidas de negro) , as promessas mistas… ( não necessariamente por esta ordem ) mas finalizando com os escuteiros e  com os Bombeiros.

No final, quando a imagem chega ao convento da Esperança,( recolher da imagem )  a mesma, fica no adro, onde os restantes elementos da procissão passam pela mesma, prestando o seu contributo.
De salientar, a marcha dos diversos grupos de escuteiros, Guias e dos bombeiros, que é outra grande atracção, uma vez que no final fazem um “ mini “ espectáculo com direito a banda própria.
Na altura das festas, a cidade fica toda decorada com arcos e iluminações.
De salientar a decoração luminosa da ermida do Senhor Santo Cristo, que se encontra aberta durante toda a festa, tendo milhares de visitas de fiéis que aguardam horas, só para poder admirar a imagem.

 As ruas por onde passa a procissão são decoradas de imensos tapetes de flores, artisticamente dispostos.

À devoção dos fiéis junta-se ao convívio e á alegria do arraial, do fogo de artifício, da música tocada por dezenas de filarmónicas, da feira Lar Campo e Mar…..

A parte da festa diga pagã. Dura 7 dias. Diversas barracas de comes e bebes, são dispostos por todo o recinto da festa, desde o coliseu micaelense, até grande parte da Avenida Marginal, onde abundam diversos petiscos, como o chouriço á bombeiro, a morcela, a fava rica, as iscas de fígado, os pipis….sem faltar os litros e litros de cerveja e vinho verde á pressão.
 Ponta Delgada, torna-se numa cidade cheia de cor e animação durante os sete dias em que duram os festejos.


P.S. - todas as fotos foram retiradas da net

1 comentário:

  1. é uma festa religiosa que junta milhares e milhares de pessoas, em que os peregrinos, ou marcam a estadia com muita antecedência ou não encontram onde dormir.
    Para o ano estou a pensar assistir também.
    Quando as pessoas se vêem aflitas, pedem a todos os santinhos que intercedam pelo que necessitam.
    Também eu não fugi à regra. E quando o ano passado visitei o Senhor no Convento da Esperança, também eu prometi que , se recuperasse totalmente , assistiria à sua festa.Por isso, para o ano lá estarei.
    É também a altura em que os Açoreanos espalhados pelo mundo regressam para agradecer as dádivas divinas e pedir novas intercessões.
    A fé remove montanhas e faz fazer milhares de quilómetros para estarem presentes.
    É um trabalho moroso e perfeito o enfeitar das ruas. Há um tempo deu na televisão um documentário sobre este assunto e mostrava como se conseguem todos aqueles desenhos tão perfeitos.
    E São Miguel ganha novo encanto durante os dias de festejos.

    ResponderEliminar