quinta-feira, 2 de junho de 2011

Gente das ilhas

Pessoal das ilhas...
Ilhéus...
Ou outros nomes mais.
O que é certo, é que apesar de não trocar a minha ilha por nada deste mundo, também temos algumas desvantagens.

Não há bela sem senão...

E para mim, o pior,  é o custo da Insularidade.
ainda mais para mim que adoro viajar.
Temos sempre uma passagem de avião a mais, o que em tempo de crise...deixa muito a desejar...
Pois, mas não é só a passagem aérea, tem também o Hotel, a alimentação e claro as compras. Pois mulher que se preze tem sempre tempo e disposição para um Up grade ao seu roupeiro.

Aiiii, é nessas alturas que queria ter um roupeiro igual ao da Carrie do " Sexo e a Cidade "

Bem, mas já estou a divagar.... :)

O que quero mesmo falar, é de uma peculiaridade da minha ilha.

Sim, vou desvendar um segredo....

Quando se diz falar Açoriano, não está correcto...aliás é um erro muito comum e que deixa os meus colegas habitantes das restantes ilhas dos Açores muito chateados.

Na verdade o falar mais conhecido pelos " Continentais " é o dialecto Micaelense.

Cada ilha tem o seu dialecto, e bastante distintos por sinal.

O mais famoso, é o micaelense, que muito bom Português julga tratar-se do "idioma " falado em todos os Açores.... está mal meus amigos.... cada ilha com o seu...

E para lhes falar do Micaelense ( natural da ilha de São Miguel ) nada melhor do que uma apresentação de uma espécie de dicionário.

DICIONÁRIO.....SIM

Até mesmo alguns meus conterrâneos, carecem de alguma especial atenção, e deixem-me dizer, que mesmo dentro da ilha de são Miguel, existem uns mais acentuados do que outros.
Admito, em alguns casos, é necessário um sentido auditivo bastante apurado para distinguir a nossa pronuncia, confesso, até eu por vezes tenho dificuldade.

Sem comentários:

Enviar um comentário