quinta-feira, 28 de abril de 2011

São Miguel - Açores

São Miguel, Onde se realizam as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. A maior festa de Cariz religioso de Portugal.

Comecemos por, Ponta Delgada, com as suas igrejas, calçadas, vida activa e colorida. Depois temos que partir á descoberta da ilha. Um percurso pelo litoral onde temos sempre “um olho “ no mar de azul profundo, vislumbrando as suas praias de areias negras.
 Vila de Lagoa, com a sua famosa louça decorada a branco e azul, Caloura com o seu porto, e as suas mini praias que mais parecem paraísos esquecidos de Deus.
Furnas e os seus jardins, lagoas, água termal e os fenómenos vulcânicos das “caldeiras”.
Não esquecendo o seu “ ex libris “ , o delicioso cozido das Furnas, preparado em caldeiras vulcânicas.
Segue-se para a Povoação e Nordeste. Os seus inúmeros miradouros regados de flores, convidam a um churrasco ou a um simples descanso com as suas vistas de tirar o fôlego.
Ao chegar à Ribeira Grande, a segunda cidade da ilha, não se esqueça de visitar a linda lagoa do Fogo, e a caldeira velha.

Gastronomia

Pratos como os torresmos de molho de fígado, o chouriço com inhames, a morcela com ananás, o assado misto, o polvo, o arroz de lapas, as lapas de molho Afonso, as caldeiradas de peixe, os chicharros com molho vilão e bolo da sertã,  o cozido das furnas… são algumas das especialidades que podem provar e que de certo não os deixarão indiferente.
 Nos mariscos, provem as lapas, as cracas, cavacos e caranguejos.
 Para adoçar a boca têm, a massa sovada, os bolos lêvedos, as malassadas, as queijadas de Vila Franca, as fofas da Povoação, ou até mesmo para os mais afoitos, a banana com o queijo da ilha e os doces  / compotas tradicionais.

Para que cada refeição fique na memória, não se esqueça de provar o licor de maracujá e se quiser ajudar na digestão não se esqueça do chá da Gorreana ( verde ou preto ).

Há uma enorme diversidade de queijos na ilha, os amanteigados os de travo mais acentuado, de leite de vaca ou de cabra, Para mim um dos melhores é o chamado queijo fresco com pimenta da terra moída, hummmm é de comer e louvar aos céus.

O ananás de S. Miguel é uma das maiores características da ilha, se quiser pode visitar as suas estufas ( na fajã de baixo )

em termos de vinhos, Produz-se nesta ilha o vinho de cheiro, e os famosos licores com destaque  especial para os de maracujá e ananás. Mas para degustar melhor a sua refeição, nada como experimentar os vinhos produzidos na ilha do Pico, com destaque pessoal para o Terras de Lava.

Sítios a não perder:

Ilhéu de Vila Franca do Campo: Reserva natural, com piscina natural no seu interior. Poderá ser visitado de Junho a Setembro, através de barco, que faz a ligação a partir do cais em Vila Franca.

Sete Cidades: Com as suas lagoas, no interior de uma caldeira. As Sete Cidades é um importante ponto de referencia turística na ilha e nos Açores. ( uma das 7 maravilhas naturais de Portugal.)

Fumas
: Localidade rica pelos seus fenómenos vulcânicos, como é o caso das suas fumarolas de água quente, lamas e águas medicinais. Ao todo as Furnas possuem mais de 20 nascentes termais, o que faz ser um dos locais com maior número de hidrópoles do mundo. Aproveitam as pessoas da terra, para fazer o afamado “cozido nas caldeiras”, que consiste em cozer, debaixo da terra quente, vários legumes, enchidos e carnes.

Nordeste: O mais florido conselho de Portugal e mais extraordinário, com sucessões de montanhas, desfiladeiros, ribeiras e miradouros, coberto por um manto de flores. Aconselhando-se ainda a visita ao ponto mais alto da ilha com 1105 metros de altitude, designado por Pico da Vara e a reserva do Pinhal da Paz.
Ferraria: termas da ferraria.  de água salgada, onde a temperatura poderá atingir os 40º em algumas zonas. Águas que dizem ser milagrosas. Foram recentemente inauguradas as termas /spa. Não se assuste com a descida inclinada, e pense que antigamente, a descida era feita de burro ou a cavalo J, aí sim…deveria ser lindo.
Caldeira Velha: é uma reserva com uma grande diversidade de fauna. É uma ribeira de origem termal, que termina em cascata de água quente e de cor acastanhada devido ao ferro em excesso da água.
Outros pontos Turísticos de interesse:


- Lombadas
- Monte Escuro
- Mosteiros
- Pinhal da Paz
- Praia Água de Alto
- Serra Devassa
- Parque Terra Nostra
- Vista do Rei
- Caminho Novo (Relva)
- Cumeeiras
- Estufas e Plantação de Ananás
- Faial da Terra
- Graminhais
- Plantação, colheita e fabrico de chá

3 comentários:

  1. Pois muitos destes belos locais são-me familiares. É uma aprazível ilha que nunca me canso de visitar. Ando com vontade de ir à festa do sr.Santo Cristo mas talvez o ano que vem. A primeira vez que a visitei foi em 1970, assim como Santa Maria. Mas ficou uma enorme vontade de visitar as restantes. E , de vez em quando, lá vou eu fazer o gosto à vista.
    Não me importava nada de lá morar. O meu marido até já disse que em se reformando era um dos sítios onde não se importava nada de ficar.

    ResponderEliminar
  2. Olá!!
    Pena que só vi agora este post pois já regressei de São Miguel :(
    De qualquer forma penso que conheci grande parte das coisas que recomendaste ;)
    Se quiseres vai dando uma espreitadela no meu blog pois já comecei a relatar esta viagem aos Açores ;)

    ResponderEliminar
  3. olá,

    Vou para S. Miguel no próximo mês e vou ler as dicas do teu blog. Gostava de te perguntar se sabes os contatos do restaurante do cozido das Furnas (Maroma...acho)e se é necessário marcar visita à empresa do chá Gorreana, licores, produção de anánás...etc. Obrigada.
    Se puderes responde-me para o meu blog: www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar